Pin It

Desenvolva essas 6 grandes virtudes e atinga a excelência como ser humano

Hoje eu vou falar um pouquinho sobre virtudes humanas. Especialmente sobre 6 virtudes específicas, que se conseguirmos transformar em hábitos vão transformar a nossa vida para muito melhor.

Quando essas virtudes passam a fazer parte de nossa vida, nos leva para um próximo nível. De acordo com a Sabedoria Antiga, mais especificamente o Budismo Mahayana, atestam que o desenvolvimento dessas virtudes é o caminho para a iluminação espiritual.

Mas nossa pretensão não é discorrer sobre iluminação espiritual, e sim  mostrar que:

Ao incorporar essas virtudes em nosso dia a dia, será possível viver com mais sabedoria, serenidade e com um pouco menos de impulso egoísta.

Os preceitos que serão expostos nesse artigo são chamados no Budismo Mahayana de Paramitas.

Essa palavra estranha para nós, tem um profundo significado filosófico. Então vamos à definição do que seja Paramitas:

Conteúdo

O que significa Paramitas?

Paramitas vem do sânscrito e significa perfeição. O caminho que nos leva a perfeição.

Paramitas significa também travessia, e é nessa conotação que gosto de trabalhar o desenvolvimento dessas virtudes.

Para mim, fica mais leve. Apesar de que na prática, constantemente esbarro em fracassos. Esses fracassos chega a me desanimar, mas exerço minha força de vontade e sigo em frente, na busca da incorporação desses hábitos em minha vida. 

Paramitas é esse conjunto de virtudes que nos auxilia na travessia, para a “outra margem” do rio da vida.

Nessa outra margem a vida adquire um novo significado. Conseguimos perceber mais claramente a nossa essência e o que é ou não é importante durante esse espetáculo que chamamos de manifestação na matéria.

Na outra margem, não encontramos sentimentos que nos fazem mal. Ou se o encontramos, eles não têm o mesmo impacto que tinham antes.

Quando estamos na outra margem adquirimos a capacidade de compreender aqueles que ainda não chegaram lá. E nesse momento, qual a nossa atitude?

A atitude de quem atingiu a margem da bem-aventurança ( o que não é meu caso ainda) é de retornar.

Retornar para mostrar que é possível sim ter uma vida diferente.

Diferente do que estamos acostumados no nosso dia-a-dia, com o egoísmo imperando por toda parte  e como ele toda a gama de sofrimento que podemos imaginar.

Porém a viagem é longa, e devemos levar conosco as “chaves de ouro” que abrirão as portas de uma nova realidade.

E essas chaves são as 6 grandes virtudes.

 

Então vamos falar um pouquinho de cada uma delas:

Generosidade

Virtudes Generosidade 1024x639 - Desenvolva essas 6 grandes virtudes e atinga a excelência como ser humano

Antes de começar, quero novamente frisar que a conquista das virtudes não se trata de um caminho fácil.

Muito pelo contrário, esse caminho será desconfortável para nós. Porque irá mexer com a nossa zona de conforto e nos desafiar dia após dia. Mas vale a pena tentar. E esses desafios começam já no desenvolvimento da generosidade.

Porque a generosidade primeiro?

Porque irá trabalhar o nosso desapego. Aquela sensação de que somos donos de tudo o que nos cerca. Donos de todas as coisas que adquirimos. Aquele sentimento de posse até em relação às pessoas.

Quando falamos em desapego é bom lembrar onde ele deverá atuar:

Ele deve existir com questões materiais, emocionais, mentais, nos relacionamentos em geral e na vida como um todo. Para nós simples mortais, parece impossível.

Só que o maior desapego, e o mais difícil de ser trabalhado é o desapego ao desapego. Ahã? Como é isso?

É isso mesmo. Temos que tomar cuidado com nossas atitudes, pensamentos e sentimentos para não ficarmos apegados ao desapego, se fazendo de bonzinho e com a sensação de ser melhor que os outros, só porque não queremos nos apossar de bens de todo tipo.

E quando falamos em generosidade não estamos nos referindo somente a dar coisas, como: entregar aos outros dinheiro ou outro tipo de bens materiais.

Claro que isso também faz parte do processo de desenvolvimento da generosidade. Porém quando falamos de virtudes, a prática vai bem mais além.

A generosidade deve ser praticada em um contexto sistêmico, que englobe tudo em nossa vida.

No conjunto das virtudes, a generosidade vai agir no sentido de deixarmos de pensar que somos o centro do mundo, e nos fazer olhar para o próximo como parte integrante de um Grande Sistema.

Tipos de generosidade

Quando essa virtude está bem desenvolvida em nós ela se torna compaixão, uma capacidade incrível de entender o outro através de uma assimilação de um conjunto de perspectivas onde predomina o amor e a compreensão.

Podemos ser generosos oferecendo alimentos a quem precisa. Fazendo doações caso necessário. Outra forma de generosidade é doar nosso conhecimento e experiência de vida. Doar nossos ouvidos para quem esteja necessitando desabafar e assim por diante.

E quando dentro das virtudes, a generosidade se incorporar em nosso modo de vida, podemos praticá-la transmitindo aos outros a sabedoria do que encontramos no “outro lado da margem”. 

Enfim, oportunidade é o que não falta para exercermos a generosidade.

Comportamento ético

Tipos de virtudes Comportamento ético 1024x480 - Desenvolva essas 6 grandes virtudes e atinga a excelência como ser humano

Comportamento ético significa a capacidade de estabelecer harmonia entre palavra e ação, e uma vigilância constante para não construir karma negativo, ou seja, efeitos indesejáveis que provém de ações que praticamos no cotidiano.

Lembrando que nosso comportamento ético é diretamente afetado pelo medo, sendo que o medo de agir corretamente nos paralisa e a chance de se ficar pelo meio do caminho é pra lá de grande.

Para o desenvolvimento dessa virtude, podemos seguir alguns passos, como: não fazer o mal para os outros, procurar fazer o bem para o maior número de pessoas possível e fazer o bem mesmo que essa atitude não seja benéfica a você, mas sim, benéfico para a maioria dos envolvidos.


Para maiores detalhes de como opera a Lei do Karma, leia o artigo completo AQUI.

Paciência

Virtudes humanas Paciência 1024x590 - Desenvolva essas 6 grandes virtudes e atinga a excelência como ser humano

Não sei vocês, mas eu quando vejo alguém que não é perturbado por nada, independente do que aconteça, eu logo penso:

Como eu gostaria de ser como essa pessoa!

E segundo o Budismo Mahayana desenvolver essa virtude é possível. Basta que se faça o exercício diário de entender que tudo tem o momento certo para acontecer.

Tudo o que tem princípio inevitavelmente terá seu fim. Tudo o que nos acontece agora, é um efeito que provém de causas dadas por nós anteriormente. É o fluxo natural da vida. É a Lei de Deus em ação.

Você não seria capaz de plantar uma semente, e ficar desenterrando essa semente para verificar se a mesma já começou a germinar. Isso seria loucura não é verdade?

Pois então, quando temos um determinado projeto, ou estamos passando por alguma situação difícil, é exatamente isso que fazemos. Ficamos olhando a semente do acontecimento para ver como anda o seu desenvolvimento. 

O desenvolvimento da paciência

O desenvolvimento da paciência deve se estender para nossas relações com as pessoas. Cada um tem uma história de vida, e não temos todas as informações para emitir julgamentos. Paciência e generosidade como você pode perceber, andam de mãos dadas e o desenvolvimento de uma dessas virtudes, alimenta o desenvolvimento da outra e vice versa.

A tolerância é uma ramificação da paciência, e exercer a tolerância faz total diferença em nossas relações. Os conflitos serão minimizados, conseguimos prevenir diversos males e conflitos sem a necessidade de revide e afirmação da razão.

Durante nossa jornada de autoconhecimento, cultivar a paciência será de extrema importância, porque como já disse, haverá diversos percalços no caminho e teremos que ressignificar os acontecimentos quantas vezes forem necessárias se queremos obter algum progresso. 

É a virtude da paciência que nos dará forças para enfrentar esses desafios e nos fará  enxergar os vários ângulos de cada situação que nos aparece.

Vigor

Vigor como virtude 1024x575 - Desenvolva essas 6 grandes virtudes e atinga a excelência como ser humano

Eu diria que entre as 6 grandes virtudes, o vigor seria a mola propulsora de todas as outras cinco.

Se você já chegou até aqui, deu pra notar que todas elas são interdependentes e o resultado desejado só será obtido ao se conquistar todas as seis.

O vigor é aquela energia da vontade. A vontade de fazer, de ir para a arena e fazer o que tem que ser feito. Agir independente de qualquer forma de resistência que possa surgir pelo caminho.

Exercitar o vigor é ser capaz de dizer não a preguiça e a procrastinação. Esses inimigos, inevitavelmente surgirão diariamente na vida de cada um de nós.

Se você quer saber como vencer esse inimigo, confira esse artigo que fiz recentemente sobre os 10 PASSOS FUNDAMENTAIS PARA ACABAR COM A PREGUIÇA.

O vigor é capaz de nos manter sempre a frente das batalhas da vida. Nos torna um exemplo a ser seguido.

Veja as pessoas que fizeram história desde tempos imemoriais. Todos eles tinham algo em comum: o vigor necessário para se manter de pé, diante de qualquer obstáculo que surgiu diante de seus caminhos.

O principal guardião do portal que nos leva a conquistar o vigor é a resistência. Aquela força que nos atinge sem dó nem piedade e que trabalha de todas as formas para nos manter onde estamos. A resistência não nos deixa crescer de nenhuma forma.

Uma boa dica de como vencer a resistência, é o livro de Steven Pressfield, A Guerra da Arte.

Vale muito a pena ler e conhecer todas as nuances dessa energia que nos leva a procrastinar e adiar nossos planos e metas.

O canal do YouTube, Nova Acrópole, tem um minicurso gratuito que é baseado nesse livro. 

Você pode assistir CLICANDO AQUI.

Atenção Plena

Paramitas Atenção plena 1024x683 - Desenvolva essas 6 grandes virtudes e atinga a excelência como ser humano

No caminho das conquistas das virtudes, na minha opinião essa é a mais difícil. Somos a todo momento levados a desviar a nossa atenção. São inúmeras distrações que só atrasam o nosso caminho de desenvolvimento pessoal e até mesmo espiritual.

Não conseguimos fazer com que nossa mente se tranquilize e faça uma coisa de cada vez.

Sentamos para meditar e logo perdemos o controle da situação. Facilmente somos dominados por nossos pensamentos desordenados.

 

Helena Blavatsky, em seu livro A Voz do Silêncio, cita:

 

“Trate seus pensamentos conforme eles te tratam. Porque se você deixá-los crescer, eles te dominarão.”

 

Não é demais dizer que para se ter atenção plena, é necessário sabedoria. É necessário ter generosidade para consigo mesmo e comportamento ético para admitir o quanto você está progredindo ou não.

É preciso de muita paciência para continuar no caminho. Além do mais, vigor para vencer as barreiras que surgirão durante o processo.

Mais uma vez notamos a interdependência das 6 grandes virtudes.

A atenção plena nos permite ver as coisas como elas são, sem as interferências e distorções que pensamentos ancorados no passado ou projetados no futuro são capazes de fazer.

A meditação aqui é o ponto chave para se desenvolver a atenção plena, ou mindfulness como popularmente é conhecida.

Gostaria aqui de compartilhar com você um artigo sobre O QUE É MEDITAÇÃO, SEGUNDO JIDDU KRISHNAMURTI, onde eu explicado com maiores detalhes o processo de desenvolvimento da atenção plena. Clique para Acessar.

Sabedoria

A última das 6 grandes virtudes é a sabedoria. Os degraus anteriores, ou seja, as outras 5 virtudes, formam o conjunto que nos possibilita a adquirir a sabedoria.

É a sabedoria que será o termômetro que nos indicará o quão certo estamos no caminho do autoconhecimento. Será a bússola do quão próximo estamos da outra margem.

Quando adquirimos sabedoria, segundo nos diz as antigas tradições espirituais, já somos capazes de termos lampejos de que tudo é uma unidade, que não há nada separado nesse mundo.

Nesse momento, as virtudes já deixaram de ser virtudes, e já passaram a integrar o nosso modo de ser.

A sabedoria começa a se desenvolver quando passamos a investigar. Primeiramente através do conhecimento teórico a respeito da Realidade. Após a absorção da teoria, vem a investigação filosófica.  Em seguida reunimos toda essa concepção e aplicamos na nossa vida prática.

É a sabedoria que nos guia com segurança, nos libertando das ilusões que inevitavelmente aparecem durante nossa caminhada. Principalmente quando estamos em um certo estágio de desenvolvimento onde conhecimento e poder estão acentuados e podemos nos corromper facilmente.

As 6 grandes virtudes - Conclusão

Agora que você já conhece quais as 6 grandes virtudes, que tal começar a desenvolvê-las?

Depois que eu tive a noção de quais seriam essas virtudes, estou procurando diariamente incorpora-las na minha vida. Confesso que é um desafio e tanto. Só que vale a pena cada aprendizado. Vale a pena cada vez que você tropeça e se levanta com a certeza de que você pode ser mais forte após cada desafio.

Claro que temos que nos concentrar nos 6 preceitos. Mas uma boa dica é focar em um de cada vez e ir incorporando os outros aos poucos.

Tente desenvolver uma virtude por ano, com um trabalho sério e comprometido. É isso o que estou tentando fazer.

Eu comecei pela generosidade. E você, por qual virtude vai começar? Deixe nos comentários, as dificuldades que você encontra e como as superou. Juntos podemos dar forças uns aos outros.

Juntos somos mais fortes e juntos contribuímos para um mundo melhor.

E caso tenha interesse, quero te convidar para conhecer o livro que escrevi sobre os detalhes do processo de autoconhecimento.

É um livro que vem para mostrar detalhes do desenvolvimento do nosso processo de expansão de consciência. Ele tem ajudado muita gente a trilhar o caminho do autoconhecimento e espiritualidade explicando as Leis que regem o Universo. CLIQUE AQUI E CONHEÇA.

Até a próxima,

Abraços

LP Moraes

Trackbacks & Pings

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *