Pin It

Superando os desafios da Reforma Íntima com 25 atitudes

Reforma íntima é um termo muito utilizado no meio espírita. Corresponde ao processo de se trabalhar o autoconhecimento e alcançar aquela parte de nós que é incorruptível. Porém este artigo não é só direcionado ao praticante espírita.

Pelo contrário, a reforma íntima é o objetivo de todos nós. Estamos todos abertos a seguir esse caminho, independente da religião a que pertencemos ou da visão espiritual que adotamos.

Temos o livre arbítrio para deixar essa questão da evolução espiritual de lado. Porém chegará o momento que isso não será mais possível.

A Lei do Progresso nos chama a constante evolução. A reforma íntima é capaz de promover o encontro com a nossa essência.

E quanto menos adiarmos percorrer esse caminho, mais rápido seremos capazes de fazer o que o Criador espera de nós: manifestar o amor incondicional.

Passo a passo vamos superando os desafios da reforma íntima, e começamos a lapidar a nossa alma. Assim manifestamos aquilo que há de melhor em nós como criaturas divinas.

Conteúdo

O que é reforma íntima?

Processo de transmutação - Superando os desafios da Reforma Íntima com 25 atitudes

A reforma íntima consiste em uma auto-investigação, onde iniciamos o processo de autoconhecimento além do campo da personalidade.

Isso significa que vamos cada vez mais aprofundando em nós mesmos, não intelectualmente, e sim movidos por uma força de vontade sincera.

Essa força é capaz de derrubar os muros de ilusões que nos separam do nosso propósito maior. Esse propósito consiste em irradiar aquilo que o ser humano é capaz e tem de melhor: valores eternos..

Só não o fazemos isso porque o ego não deixa.  Assim as vontades do espírito vão ficando cada vez mais de lado em favorecimento aos desejos da nossa personalidade. 

Lembrando que por personalidade, você pode considerar o grupo: corpo físico, pensamentos e emoções.

É praticamente essa tríade que governa a nossa vida, e o objetivo da reforma íntima é deixar a personalidade sob o controle do nosso espírito.

À medida que vamos ascendendo no caminho da reforma íntima, passamos a usar a personalidade como instrumento para atuar nesse mundo. Com isso a transformamos em um agente agregador representante de Deus na Terra.

Autoconhecimento e reforma íntima estão intimamente ligados. Não há como se falar em reforma íntima sem estar atento ao nosso padrão vibratório.

Não iremos muito longe sem uma sincera observação consciente e uma mudança em cada aspecto negativo da nossa personalidade.

É um verdadeiro trabalho de transmutação!

Reforma Íntima - O que fazer?

Reforma Íntima o que fazer 768x384 - Superando os desafios da Reforma Íntima com 25 atitudes

O caminho da evolução é individual. Cada um de nós tem a sua particularidade. E é dentro desse universo particular que temos que atuar, identificando o que tem que ser trabalhado em nós.

Em outras palavras, vamos gradativamente afinando o nosso instrumento, a fim de entrar em harmonia com o fluxo da vida.

E entrar em harmonia com o fluxo da vida significa acima de tudo captar os sinais que a vida nos dá. Estamos sob a Lei da Causa e Efeito, e se aquilo que estamos colhendo não está sendo satisfatório, é sinal que algo tem que ser feito.

Trazemos conosco tendências que necessitam serem identificadas. Há tendências positivas e negativas e saber diferenciá-las é uma das coisas que a reforma íntima nos proporciona.

Quando identificamos nossas tendências, e as trazemos sob o controle da nossa consciência, passamos aos poucos a domar nossas características impulsivas. Essas características são capazes de gerar ações que nascem de nossos pensamentos e emoções que resultarão em karma.

No momento que estas tendências estão sob  nosso controle, temos maiores condições de plantar novas sementes que nos trarão novas colheitas futuramente.

Um elemento chave aqui é agir com amor para consigo mesmo. Como diz Haroldo Dutra Dias, no processo de reforma íntima, o crucial é ajustar a intensidade e a direção das nossas forças internas.

É aceitar que estas forças moram em nós, ajustá-las para que cumpram a sua finalidade e direcioná-las para um propósito altruísta.

Mas não se trata de um caminho fácil. É preciso muita perseverança e paciência, para ir aos poucos superando os desafios da reforma íntima.

Reforma íntima, processo de cura definitiva?

Reforma íntima Processo de Cura Definitivo 768x384 - Superando os desafios da Reforma Íntima com 25 atitudes

O caminho evolutivo é constante, por isso não gosto de pensar em uma cura definitiva. Falo isso porque sempre teremos algo a melhorar. Um aspecto que conseguimos deixar sob controle, depende da vigilância constante para que não saia dos trilhos. 

Dentro do plano dual em que vivemos, transitar entre polaridades é inevitável. Depende de nós a decisão consciente de se manter no caminho do meio.

Não deixar que nossas forças internas façam seu trabalho do lado negativo necessita de um exercício constante da observação consciente.

Aqui está o sentido da frase “Orai e vigiai”. O que nos cabe é fazer o melhor que pudermos, dentro da condição que possuímos. E deixar o processo de transmutação agir de acordo com o ritmo da Vida e das variáveis nela contidas.

Reforma íntima: 25 atitudes que facilitam o processo

Atitude é uma escolha - Superando os desafios da Reforma Íntima com 25 atitudes

1 – Humildade

Se trata de uma postura fundamental para quem quer trilhar o caminho. Sem humildade para reconhecer que não somos perfeitos dentro da perspectiva do ego, não é possível dar início a reforma íntima. É preciso se colocar como aprendiz diante de toda circunstância que se apresenta.

2 – Vontade

Aquela força interna que nos move no sentido da evolução. Tem como característica principal o foco no todo e não na individualidade e é constante no seu ritmo. Quando é a vontade que move nossas atitudes, conservamos um ritmo definido, sem pressa e sem pausa.

Sempre é bom lembrar que vontade é diferente de desejo. O desejo logo se dissipa, e tem sua força em nossas projeções egóicas.

3 – Observação dos nossos padrões vibratórios

Com a atenção focada nos nossos pensamentos, sentimentos e ações, vamos aumentando a capacidade de percepção. Essa tríade é responsável pelo nosso padrão vibratório que irá atrair para junto de si, frequências semelhantes.

Se você não está feliz com o que está atraindo, mude a frequência que está emanando.

Praticar a atenção plena nos possibilita a ter melhores ações diante de cada situação que nos apresenta.

4 – Transmutar as nossas tendências negativas

Cada vez que perceber que aquela tendência negativa está aflorando, mude o foco. Assim você começa a educar os seus corpos mental e emocional.

Deixar a mente e as emoções sob as rédeas de um veículo de consciência superior (observador)  te deixa mais próximo de sua essência.

5 – Estimular o aprimoramento das tendências positivas

Sabe aqueles pontos positivos da sua personalidade? Pois é! A cada oportunidade que você tiver de colocá-los em prática, o faça.

E se possível, cada vez melhor. E você sabe que está trabalhando corretamente nessa direção, quando suas atitudes são cada vez mais altruístas.

6 – Observar suas projeções

Estamos constantemente projetando nos outros aquilo que somos. Uma antipatia sem razão aparente pode ser traços de personalidade que você condena em si mesmo e que não aceita no outro.

O inverso também. Quando você se simpatiza por atitudes no outro, você tem essa força em potencial no seu interior.

Ficar atento àquilo que você projeta, e que é traduzido em formas de sentimento, te ajuda a seguir o caminho da reforma íntima.

7 – Análise dos seus progressos

Sempre é bom ficar atento ao progresso já alcançado. Essa atitude nos dá mais ânimo para continuar na caminhada.

Lembre-se que a grande caminhada para seu interior começa com o primeiro passo. Perceba cada vitória, por mínima que seja. Superar os desafios da reforma íntima leva tempo, é por isso que temos que celebrar as pequenas conquistas.

8 – Tenha um diário

Um hábito que fará toda a diferença. O diário será o seu instrumento de análise dos progressos já alcançados.

Anote tudo, desde uma pequena atitude que você teve e não achou tão legal, até os momentos em que se superou.

O diário muitas vezes te dará um panorama de como você está indo. Ele te mostrará o que tem que ser melhorado e o que já está legal. Isso, desde que você faça uma análise sincera de tudo o que escreveu por lá.

9 – Confronte sua consciência

Seus atos podem ser observados pelos sentimentos que despertam. Uma análise sincera desses sentimentos, nos mostra como estamos nos comportando. Se a resposta acusar um comportamento egoísta, hora de começar corrigir a rota.

Observar esses sentimentos de fundo é muito importante para identificar nossas incongruências.

10 – Entenda do que você precisa para evoluir

Tudo o que nos acontece pode ser analisado por diversos ângulos. Não caia no erro do vitimismo, de pensar que o mundo está contra você. Tudo é lição a ser assimilada.

Quanto mais rapidamente você assimilar essas lições, mais rapidamente você é conduzido ao próximo nível.

Banner Superando os desafios da reforma íntima 300x169 - Superando os desafios da Reforma Íntima com 25 atitudes

11 – Foco no que você precisa melhorar

Já falamos em fortalecer as tendências positivas e trabalhar para superar as negativas.

Essa atitude em especial é a de fazer um apanhado geral, e identificar o que você precisa melhorar.

Diante disso, foque nesse projeto e vá, sem pressa e sem pausa.

12 – Autocrítica

Não seja tolerante com nenhum defeito seu. Isso te deixa cada vez mais na zona de conforto e te prende em um círculo vicioso de baixa vibração.

Tão importante do que identificar esses padrões é não aceitá-los passivamente.

13 – Seja honesto consigo mesmo

Você é o que você faz quando a última porta se fecha e você está só. Nessa hora não há como enganar mais ninguém, além de si mesmo.

Quanto mais honesto você for consigo mesmo, menos resistência você impõe no processo de evolução.

14 – Coragem

Para caminhar buscando a reforma íntima é necessário uma grande dose de coragem. 

A sua conduta será testada a todo momento na sua vida diária. Não é fácil nadar contra a correnteza.

Ser diferente da maioria, traz consequências. Não será fácil lidar a todo momento com atitudes pouco nobres por parte daqueles que te cercam.

15 – Persevere

Não desista diante das dificuldades. Tente assimilar o máximo que puder das lições que você encontra pelo caminho.

Siga em frente, sendo um nobre instrumento do Criador.

É importante se deixar ser lapidado!

16 – Aguente a pressão

Por muitas vezes você se sentirá cercado de energia contrária por todos os lados.

Tanto quanto mais luz você irradia, mais trevas a serem dissipadas. 

Ao aflorar nosso lado luz, inevitavelmente o lado sombra vai se mostrando, a fim de ser dominado. E nosso lado sombra atrai frequências similares. Aguente firme.

17 – Paciência

Não se deixe dominar pela raiva. É certo que oportunidades não vão faltar para você sair do sério. Porém é necessário falar a sua verdade mansa e claramente. Plante a semente, essa é a parte que te cabe.

Deixe de gastar energia focando na evolução dos outros ou nas atitudes deles. Faça a parte que te cabe e não queira impor data limite para determinada conclusão de meta. No tempo certo os frutos serão colhidos.

18 – Dê um novo significado

Sei que é muito difícil dar um novo significado principalmente quando passamos por situações traumáticas.

Difícil, porém necessário. Ressignificar é essencial para nos tirar do passado e nos colocar no presente. 

Se possível, não leve nada para o lado pessoal. Levar os acontecimentos para a esfera pessoal é sinal de que há excesso de passado e de futuro na sua mente.

19 – Perdoe

Seguindo no raciocínio de não levar nada para o lado pessoal, há também a questão do perdão.

Todos que te ofenderam de alguma forma, o fizeram devido a falta de expansão de consciência. São ignorantes (no sentido de não reconhecer) que todos estamos interligados.

Cada um de nós está em um degrau de evolução, por isso não devemos julgar. 

O mal que te fizeram, inevitavelmente se voltará na frequência semelhante ao agressor. Não cabe a você revidar e tentar pagar na mesma moeda.

Ficar remoendo aquilo que te magoou te deixa preso na frequência do agressor. Assim você não consegue se libertar para seguir em frente.

20 – Evite a preguiça

A preguiça trava qualquer possibilidade de ascensão no caminho da evolução.

No fluxo da vida, não há espaço para preguiça. Reforma íntima tem tudo a ver com estar no fluxo.

Trabalhar e ajudar o próximo, na medida das forças internas possíveis é nosso dever.

Assim que perceber que a preguiça começa a bater na sua porta, mude o foco. Procure pensar: Alguém depende de mim e do meu trabalho de hoje para se tornar alguém melhor.

Perceba que isso fará você se levantar rapidinho e continuar o seu trabalho.

21 – Evite a procrastinação

Tão prejudicial quanto a preguiça que não te deixa fazer nada, é a procrastinação.

A procrastinação te faz adiar constantemente o seu trabalho.

Na preguiça, você faz e faz mal feito. Na procrastinação você não faz. Deixa sempre para depois, fugindo daquilo que é o seu propósito.

E se junto com a sua decisão de caminhar para a reforma íntima vem também no pacote a procrastinação, continue.

Essa resistência é sinal claro que a reforma íntima é benéfica para você.

A resistência é aquela parte de nós que ainda quer conservar a sua individualidade e preservar os próprios interesses acima de tudo.

22 – Fuja da competição

Não é necessário o outro perder para que você ganhe. Estamos todos interligados, e o ganho de um indiretamente é o ganho de todos.

Ficar se comparando com os outros, e querer provar a todo tempo ser o melhor, é um tremendo desperdício de energia.

Essa energia desperdiçada poderia estar sendo usada para evoluir e agregar. Pense nisso!

23 – Analise as suas crenças

Uma análise detalhada de tudo aquilo em que acreditamos, aos poucos vai nos colocando no lugar de aprendizes. Isso desde que você use a sinceridade na análise dessas crenças. Sempre haverá um outro ponto de vista.

Devemos ter em mente que a Verdade é uma só. Todo o resto é relativo e depende de como enxergamos o mundo através de nossas crenças.

Ficará bem mais fácil superar os desafios da reforma íntima, trabalhando suas crenças. Trabalhar e alterá-las caso seja necessário.

24 – Evolua através da convivência

Através da convivência e dos choques de consciência que adquirimos mais informações e assim evoluímos.

No contraste que se encontra as infinitas possibilidades e as portas da reforma íntima se abrem.

É pelo contato com o outro, procurando compreender as atitudes tanto deles quanto as nossas, que vamos subindo os degraus.

A escada da evolução rumo ao espírito depende da interação entre nós. Só assim enxergamos tudo o que está em potencial no ser humano.

25 – Tudo posso, mas nem tudo me convém

Aqui entra a questão do livre arbítrio. Você pode fazer o que quiser, porém há atitudes que atrasam seu processo evolutivo.

A razão e o livre arbítrio podem ser nossos aliados ou nossos algozes nesse caminho.

Ponderação e equilíbrio em cada pensamento, emoção, sentimento e ação certamente será um mapa confiável para chegar até nosso destino.

Finalizando

Espero de coração que você se empenhe cada vez mais no objetivo de superar os desafios da reforma íntima.

Não é um caminho fácil, como já foi dito. Nem tudo serão flores e você ficará à beira do abismo por diversas vezes. Mas te garanto que vale a pena. A sensação de ser um pouquinho melhor a cada dia não tem preço.

E se você quer saber mais como superar os desafios da reforma íntima, te convido a CLICAR AQUI, para maiores detalhes.

 

Quero te convidar também para ler os artigos relacionados com o tema:

 

Desenvolva essas 6 grandes virtudes e atinja a excelência como ser humano

Vida com propósito: Cumpra a sua missão sendo parte da solução

Lei do Karma: Entenda como ela opera e o que você pode fazer a respeito

Evolução Espiritual: Os primeiros passos do caminho do buscador

 

Sua opinião é muito importante para a continuidade desse trabalho. Deixe a sua dúvida ou sugestão nos comentários.

 

Abraços

Até a próxima

LP Moraes

One Response to “Superando os desafios da Reforma Íntima com 25 atitudes

  • Sócrates Donato
    1 ano ago

    Eu percebi que no artigo você citou algumas vezes: Orai e Vigiai. Permita-me uma singela observação:
    Em Mateus 26:41, está escrito:
    “Vigiai e orai…”
    A vigilância com os nossos pensamentos é primordial, para que possamos neutralizar o mal em nossa mente. A oração é fundamental para modificarmos o nosso padrão vibratório.
    Muita paz!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *