Pin It

Lei do Karma: entenda como ela opera e o que você pode fazer a respeito

A idéia de que a Lei do karma se trata de castigo, povoa a grande maioria das mentes. E é exatamente para tentar elucidar mais essa questão, que resolvi escrever esse artigo.

Como você lerá mais adiante, a Lei do karma apesar de num primeiro instante trazer a conotação de punição. Porém os mecanismos que o envolve de forma alguma atestam a veracidade dessa afirmação.

Mas afinal, do que se trata esse tal de karma que todos falam? Porque o karma foi enquadrado em conceitos mentais de que estamos sendo punidos?

Conteúdo

O que significa Karma?

O que é karma 300x228 - Lei do Karma: entenda como ela opera e o que você pode fazer a respeito

A palavra karma em sânscrito, significa ação.

Na sua origem podemos utilizar o significado de karma como sendo força ou movimento.

Podemos ir até mais além. De acordo com as tradições religiosas orientais o Karma pode ser entendido como a Lei que promove a harmonização do Universo.

Essa lei se dá através de um mecanismo justo de que toda causa promove um efeito.

Em termos mais simples isso quer dizer que cada pessoa receberá o resultado de suas ações.   

As culturas orientais milenares já consideravam essa Lei Universal que recentemente foi testada e comprovada pela Física através de Isaac Newton.

Newton comprovou que toda causa gera um efeito semelhante em sentido contrário. E como a própria Física também comprovou, a matéria como a conhecemos, não passa de energia condensada.

Como o plano da matéria é um plano de ação, a todo o momento estamos dando causas e recebendo efeitos. Daí o sentido de movimento a qual se refere a palavra Karma.

Com isso tanto as boas como as más ações que praticamos vão gerar efeitos que  vão nos manter na roda de Samsara.

A Lei do Karma é castigo?

karma e castigo 300x205 - Lei do Karma: entenda como ela opera e o que você pode fazer a respeito

Pensar no karma como um processo negativo e que existe para nos castigar, inevitavelmente nos conduzirá à posição de vítimas.

Fica ainda mais difícil  compreender tanto lógica como  completamente essa lei, depois que as religiões ocidentais destruíram a crença na  preexistência da alma e na reencarnação.

Quando pensamos que nada temos a ver com determinadas situações que nos acontecem, não conseguimos enxergar responsabilidade de ter dado como causa um efeito em particular.

Acontece que a cada nascimento esquecemos do que fizemos na vida passada. E como na natureza nada se perde, tudo se transforma, a energia contendo a informação de todos os atos realizados, seja na nossa vida atual ou nas anteriores, também não se perde.

No momento oportuno, de acordo com as variáveis ocultas presentes no processo no plano da causalidade, essas energias se transformarão em experiências. Daí surgem os agentes do Karma.

É de extrema importância entender que:

Deus é Absoluto, e sendo Absoluto, Ele é tudo o que existe. Sendo Ele tudo o que existe, Ele é impessoal, não pode se restringir, tampouco violar as leis que ele mesmo estabeleceu.

Nós como sendo as manifestações de Deus, estamos inseridos no mundo de dualidade, onde as polaridades são inevitáveis. E de acordo com o eletromagnetismo, não há como se fazer algo a outra pessoa, sem estar fazendo a si mesmo.

Portanto a ação que eu coloco, seja em atos, pensamentos, emoções e sentimentos, irá me retornar um reação correspondente. Essa reação pode não ser imediata, pois necessita de elementos que condizem com o fato em questão. Sendo assim é deixada para se manifestar no futuro, podendo ser até mesmo em outras vidas.

É por essa razão que o que estamos passando de experiências desagradáveis  aparenta nada ter haver com atos que fizemos no passado.

Porém o efeito que estamos recebendo hoje, de forma alguma poderia existir diferente ou separado da causa que o gerou.

Seguindo essa linha de raciocínio, a Lei do Karma não é boa e muito menos má. Ela é uma Lei Universal que opera na neutralidade, fazendo com que a contabilidade cósmica fique sempre equilibrada.

O objetivo do Karma

Objetivo do karma 300x170 - Lei do Karma: entenda como ela opera e o que você pode fazer a respeito

Todos estamos aqui para evoluir, e a Lei do Karma, cumpre muito bem esse objetivo.

Como almas em evolução que somos, com as experiências vividas adquirimos aprendizagem, evoluindo cada vez mais,  enriquecendo a nossa consciência com informações que nos levam de “volta para a casa”.

Daí a importância de se entender a Lei. Ao entendermos o processo no qual ela opera, temos condições de começar a construir karmas favoráveis em vidas futuras. Basta que a partir de agora você comece a gerar causas novas e benéficas, para que se possa ter efeitos totalmente diferente do qual está tendo agora.

0001 2069237563 20210529 091511 0000 300x251 - Lei do Karma: entenda como ela opera e o que você pode fazer a respeito

O que fazer?

Há 3 pilares que sustentam a construção de Karmas favoráveis, e eles são totalmente co-dependentes:

Disciplina:

É necessário bastante disciplina a fim de se manter a reta conduta. Devemos nos policiar diariamente para eliminar os gatilhos que inevitavelmente abrirão as portas para as ações desfavoráveis.

Vibre Alto:

Outro ponto chave é purificar a qualidade dos pensamentos, emoções e sentimentos. Claro que não será tarefa fácil. Porém vale a pena o esforço contínuo para manter nossa mente longe de formadores de karma negativo.

Atenção plena:

E o terceiro pilar se trata da atenção plena, que nos coloca inteiramente no momento presente, e nos impulsiona a executar a interiorização, abrindo as portas da percepção e causando uma modificação do nosso pequeno eu, de dentro para fora.

Um passo além

Cessar o karma pessoal 300x199 - Lei do Karma: entenda como ela opera e o que você pode fazer a respeito

O karma pessoal pode ser cessado. Isso já aconteceu com grandes mestres ascensionados.

Claro que aqui ninguém é um mestre, e por sinal estamos bem longe. Diria que até milhares de vidas distante de se tornar um.

Mas, o caminho para a cessação do karma pessoal começa com ações que geram bom karma no princípio, e posteriormente prestar o serviço ao próximo sem esperar retorno, eliminando o que Helena Blavatsky chamava de heresia da separatividade, ou o mais popularmente conhecido, egoísmo.

Quanto mais ação sem intenção subjetiva de retorno, mais impessoal se torna os nossos atos.

Sendo os atos impessoais, cada vez menos você deposita no “Banco Cósmico” créditos formadores de karma positivo e praticamente não gera nenhum karma negativo. Assim aos poucos o caminho da ascensão e da iluminação vai se abrindo.

Seja sábio

Não se preocupe com o que você está colhendo hoje. Aja com sabedoria e comece a plantar boas sementes a partir de agora. Seja atuante, e principalmente não encare os agentes do Karma (pessoas, situações etc) como seu inimigo. Eles são apenas instrumentos para que você possa evoluir.

Ao invés de declarar guerra a eles, perdoe-os, viva de uma maneira que contribua com o Universo e deixe o passado e os instrumentos que dele fizeram parte, lá para trás. Bola pra frente.

Claro que quando falamos em Karma, há também a questão do Karma coletivo, que interfere diretamente na nossa vida, porém o que cabe a nós fazer é: trabalhar os nossos vícios e fraquezas e no que diz respeito a coletividade, seguir a idéia ou a filosofia de vida que não separa, e sim agrega.

Desconfie de qualquer instituição religiosa que pregue a separatividade, porque são nessas ilusões que o homem vê como sagradas que moram as causas de grande parte do sofrimento da humanidade.

Como trabalhar a favor da Lei do karma?

  • Eliminar a ignorância espiritual, estando aberto a estudar, conhecer e principalmente praticar os preceitos fundamentais
  • Através da espiritualidade prática, sem vínculo religioso
  • Viver de maneira impessoal
  • Expandir continuamente a consciência para que possamos nos integrar e não nos separar dos demais
  • A entrega a Deus fazendo o que é da Sua vontade e sabendo que independente do que esteja nos acontecendo agora, está tudo certo, como deveria estar, de acordo com causas que foram produzidas por nós mesmos.

0001 2069237563 20210529 091511 0000 300x251 - Lei do Karma: entenda como ela opera e o que você pode fazer a respeito

Conclusão:

Tudo o que nos acontece no dia a dia, traz lições importantes, e é nosso dever extrair essas lições desses acontecimentos. Aprenda a fazer a leitura da vida com inteligência ao invés de precisar de sofrimento.

Um fato que não devemos esquecer jamais: somos responsáveis pela nossa vida e construtores da nossa realidade o tempo todo.

Podemos ter nos esquecido que somos uma parte de Deus, porém manifestar o Divino aqui e agora, nos dará a possibilidade de sair da roda de samsara.

Toda a atenção referente a Lei do Karma ainda é pouco. Apesar de se tratar de um princípio relativamente simples, ao se analisar tudo o que é envolvido no mecanismo que rege essa Lei, o processo no qual ele opera é algo bastante complexo. Isso porque a cada momento, imprimimos ou abastecemos no Grande Google Universal, o Campo Akashico, informações referente ao nosso Karma.

É por isso que entender esse mecanismo requer muita introspecção e eliminação da ignorância espiritual.

Mas para começar, já está de bom tamanho a consciência de que você pode plantar o que quiser, porém colherá o que semeou. Portanto pare de semear antigos frutos e lance mão das sementes novas de um processo de evolução favorável e sem tanto sofrimento.

Lembre-se sempre:

Todos nós temos o poder que dá ao Universo a sua direção. E porque não contribuir para que a direção que o Universo siga seja no caminho do bom e do belo.

Já que tudo aquilo que o mundo nos trás é neutro, cabe a nós interpretar os fatos com os olhos da alma e assim seguir adiante sem se preocupar com os frutos recebidos.

Preocupe-se com a semente plantada.

Os frutos são propriedade de Deus e Ele é quem melhor entende sobre a forma com que irá distribuí-los. O nosso papel é desapegar do resultado em prol do benefício do próximo.

Um grande abraço!!!

LP MORAES

3 Responses to “Lei do Karma: entenda como ela opera e o que você pode fazer a respeito

Trackbacks & Pings

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *