Pin It

A Jornada do Herói: o ciclo de 12 passos para se chegar ao máximo do Ser humano

Joseph Campbell, um grande antropólogo e mitólogo, estudou profundamente a Jornada do Herói. Esse estudo foi realizado comparando-se diversos mitos em diversas civilizações e em tempos diferentes.

E como conclusão de suas pesquisas, ele apurou que existem 12 pontos em comum  na jornada cíclica das pessoas que vivem a Jornada do Herói, ou monomito como também é conhecido.

A parte mais importante de um mito é a mensagem existente em seus símbolos. Os símbolos têm a capacidade de atingir o nosso ponto máximo de compreensão, fora do domínio da razão.

Sempre absorvemos melhor a lição que nos foi passada através de estórias. É através do poder do mito que nos são passadas as idéias de determinado comportamento.

Nossa vida é completamente simbólica, e a simbologia por trás da jornada do herói não é diferente.

O monomito não serve somente para base de roteiros cinematográficos e literários. A mensagem intrínseca que ele nos trás é a de um ciclo de evolução pessoal que inevitavelmente teremos que passar, mais cedo ou mais tarde.

Essa é a jornada de cada um de nós. Os nossos desafios diários, através do caminho (vida), para que possamos extrair o máximo de aprendizado e chegar ao ponto mais alto que o ser humano pode chegar.

E o cume da montanha que o herói deve buscar é:

Adquirir a expansão crescente de consciência, em conjunto com o desenvolvimento de virtudes que nos capacitem a eliminar o egoísmo.

Conteúdo

Características do herói

Luke Skywalker 300x157 - A Jornada do Herói: o ciclo de 12 passos para se chegar ao máximo do Ser humano

Luke Skywalker, o herói da saga Star Wars.

De acordo com a professora Renata Peluso, que é voluntária da Nova Acrópole, há algumas características inerentes ao herói, são elas:

1 – Toda ação do herói é motivada por princípios altruístas, ele responde a um chamado da alma e tudo o que ele faz não é em benefício próprio. Em outras palavras: ele serve por amor.

2 – O herói possui capacidades além da média, e isso o destaca dos demais. De acordo com a sua conduta, o herói é o próprio exemplo do caminho a ser seguido, inspirando os demais a trilharem o mesmo caminho. Essa conduta de uma pessoa que vem para ensinar já é percebida desde criança.

3 – Sua contraparte está sempre presente, ou seja, todo herói tem que lidar com um vilão. É esse vilão que irá fazer transparecer o verdadeiro poder do herói. Para a jornada do herói ser realmente grande, ele inevitavelmente terá que lidar com situações complexas, dificuldades pelo caminho que irão revelar suas potencialidades. É inevitável trabalhar as sombras da sua personalidade, e simbolicamente é esse o papel do vilão.

4 – Ele trás consigo a consciência de que possui a conduta necessária composta de virtudes, vontade e força para realizar a sua missão. Esse conjunto são as suas armas.

5 – A jornada do herói consiste em gradativamente despertar a essência divina que há em cada um de nós. E é por isso que nas mitologias, todo herói é filho de um Deus com um mortal, sendo por essa razão, possível que ele una a sua divindade intrínseca com sua vida no plano material e se torne o protagonista mitológico no monomito.

Você pode assistir a PALESTRA COMPLETA NO YOUTUBE SOBRE A JORNADA DO HERÓI, com Renata Peluzo, CLICANDO AQUI.

Os 12 passos da Jornada

12 Passos Jornada do Heroi 300x200 - A Jornada do Herói: o ciclo de 12 passos para se chegar ao máximo do Ser humano

A jornada cíclica pela qual o herói tem que passar é divida em 12 estágios. E é em cada uma dessas etapas que o poder do mito vai se desenrolando.

Quando passamos a entender a jornada do herói podemos claramente observar, que ela se encaixa perfeitamente na nossa vida e no nosso processo de autoconhecimento e expansão de consciência.

O monomito é dividido em 3 atos, sendo:

Ato 1

  • Mundo comum
  • O chamado à aventura
  • Recusa ao chamado
  • Encontro com o mentor

Ato 2

  • Cruzamento do limiar
  • Testes, aliados e inimigos
  • Aproximação da caverna
  • Provação
  • Recompensa

Ato 3

  • Estrada de volta
  • Ressurreição
  • Retorno com o elixir

0001 2069237563 20210529 091511 0000 300x251 - A Jornada do Herói: o ciclo de 12 passos para se chegar ao máximo do Ser humano

Nós podemos perceber claramente e encontrar nos filmes e séries de TV todos esses passos da jornada.

George Lucas usou todo esse padrão do monomito na saga Star Wars.

Confira agora em detalhes cada etapa pela qual o herói tem que passar:

1 – Mundo Comum

Apesar de ter uma infância em que se destaca dos demais, nessa etapa o herói vive em um mundo comum. Sua rotina é perfeitamente igual a dos demais. Porém há situações ou problemas ao seu redor que precisam ser resolvidos. O herói sabe disso, mas não se sente capaz para resolver essas questões que na sua observação fogem do seu domínio.

Sendo o herói ainda jovem, nessa fase ele sente que precisa dominar as suas forças. No caso de ser um herói mais maduro, o sentimento é que ele precisa saber usar a inteligência para agir.

2 – O chamado à aventura

Em determinado momento a vida comum do herói é interrompida por algum acontecimento que mudará a sua vida drasticamente e para sempre, chamando-o para a ação.

Ele percebe que não pode fingir que nada está acontecendo, depende dele a solução. E não é se comportando como um homem comum que ele conseguirá encontrar meios para resolver a questão.

3 – Recusa ao chamado

Momento delicado na vida do herói. Ele não quer se tornar um. Sente medo do caminho que virá pela frente. É um momento recheado de dúvidas. Há muito medo e esse medo o impede de tomar a decisão de viver todo o processo. Enquanto isso ele se aprimora, fortalecendo-se em meio a diversos treinamentos.

4 – Encontro com o mentor

matrix neo oraculo 300x152 - A Jornada do Herói: o ciclo de 12 passos para se chegar ao máximo do Ser humano

No filme Matrix, o protagonista Neo e sua mentora Oráculo.

O herói como todos nós, encontra em seu caminho diversas pessoas. Porém uma delas será uma pessoa especial. Será o seu mentor, que oferecerá pistas, dará motivação e armas que permitirá ao herói cumprir o seu destino. O papel do mentor será ensinar o herói a conhecer a si próprio, dominar suas emoções e por fim aceitar o chamado da jornada do herói.

O mentor também pode vir disfarçado de acontecimentos que o forcem a tomar a decisão.

5 – Cruzamento do limiar

É chegada a hora do herói partir do mundo comum. Esse é um momento de rompimento entre o velho e a busca definitiva do novo.

Esse momento pode ser de livre e espontânea vontade ou forçado por qualquer motivo em especial.

Simbolicamente, esta partida representa a saída para a busca de respostas. Nesse momento a jornada do herói é marcada pela opção dos valores que são eternos e a partir desse momento o que move a sua vida passa a ser o bem ao coletivo e não seus próprios interesses.

Aos poucos uma nova identidade é criada, e agora com bases fortes, ele já se encontra apto a partir para o próximo passo.

6 – Testes, aliados e inimigos

Essa é a fase de treinamento propriamente dita. Nessa etapa aparecerá o que ele ainda trás do mundo comum. A transformação vai ocorrendo gradativamente.

O importante aqui é salientar que o herói passará a ter missões que irão desenvolver as suas potencialidades. Tudo o que nessa etapa acontece é aprendizado e depuração de suas deficiências remanescentes do velho mundo.

Aqui o herói percebe que não é capaz de mudar o mundo sozinho, portanto se alia a outras pessoas que possuem o mesmo objetivo.  

7 – Aproximação da caverna

Caverna 300x225 - A Jornada do Herói: o ciclo de 12 passos para se chegar ao máximo do Ser humano

O momento do herói enfrentar o desafio final está próximo. O preparo psicológico que ele terá que atingir para vencer a batalha é crucial nessa etapa do processo.

Sua presença já é notada por muitos, e isso incomoda os inimigos, que o reconhecem como uma ameaça.

Ele já tem força, poder e inteligência suficiente para sustentar seu objetivo.

O encontro com o Grande Inimigo está próximo.

8 – A grande prova

A grande batalha 300x188 - A Jornada do Herói: o ciclo de 12 passos para se chegar ao máximo do Ser humano

Chega o momento do combate final. O encontro com o mais temido inimigo. Suas sombras mais profundas agora vêm a tona, antes que o resgate de sua alma, simbolizado pelo alvo da missão, seja alcançado.

Após a grande prova, definitivamente ocorre a morte do ser normal e comum e agora nasce um novo ser, o herói propriamente dito.

É enfrentando seu maior medo que ele compreende que uma nova vida só pode ser atingida, quando se deixa morrer para o velho que o limita.

9 – Recompensa

Como recompensa de todas as etapas vencidas, há a unificação entre Espírito e matéria. O herói agora não é mais considerado um homem, e sim um deus. A superação total aconteceu.

10 – O caminho de volta

Agora que a situação do herói se consolidou, ele terá que voltar para casa. Mesmo que ele não sinta a necessidade disso, e queira se isolar, tentando evitar as dores do mundo comum.

Mas os desafios não cessaram. Nesse caminho de volta, ele ainda enfrentará perseguições, só que agora com uma nova consciência.

Porém todo cuidado é pouco nesse estágio. Tudo o que ele conquistou até agora pode ser tomado, seja por distrações, excesso de confiança etc.

11 – Ressurreição

Ressurreição do herói 300x263 - A Jornada do Herói: o ciclo de 12 passos para se chegar ao máximo do Ser humano

Se houve alguma questão durante a jornada do herói que tenha ficado pendente, é aqui que terá que ser resolvida.

Após resolver mais um embate de proporção também bastante considerável que se assemelha à grande prova, o herói ressurge totalmente purificado e por que não dizer imbatível, no seu enfrentamento de novos desafios.

12 – Retorno

No seu retorno ele trás consigo a bagagem necessária, com as soluções ideais para uma vida mais harmônica. Ele percebe que o bem de todos vale mais do que seu próprio bem-estar.

Todos agora se inspiram no seu exemplo para superação de todo tipo de problemas e desafios.

0001 2069237563 20210529 091511 0000 300x251 - A Jornada do Herói: o ciclo de 12 passos para se chegar ao máximo do Ser humano

Jornada do Herói psicologia

A Jornada do Herói aparece também nos estudos da psicologia analítica de Jung.

Em termos psicológicos essa é a jornada de cada um de nós buscando pelo autoconhecimento. É uma jornada subjetiva e totalmente pessoal, individualizada.

Fazendo uma analogia entre a jornada e o processo terapêutico da psicologia analítica, temos:

O indivíduo em processo terapêutico mergulha numa jornada no interior de si mesmo a fim de resgatar a sua essência, reconhecer o cenário que forma a sua zona de conforto, os medos que o atormenta.

No caminho de volta, traz mais sabedoria, altruísmo, força e valores capazes de integrá-lo ao Todo.

É um ciclo que tende a se repetir até que a pessoa absorva o aprendizado necessário.

Quando a pessoa se recusa, mesmo que inconscientemente a seguir o caminho do autoconhecimento e trabalhar as questões envolvidas no mito da Jornada do Herói, ela pode vir a sentir vazio existencial.

Confira o artigo que fiz sobre esse sentimento que está presente na vida de muitas pessoas:

VAZIO EXISTENCIAL: A DIFÍCIL CONDIÇÃO DE SE SENTIR SÓ EM MEIO A MULTIDÃO

E por falar em psicologia analítica de Jung, conheça o Portal Jung na Prática. Lá você encontra conceitos e aplicações de Jung que poderão ser usados no seu dia a dia.

Você terá acesso a um vasto material gratuito com linguagem simples e descomplicada que com certeza será de grande ajuda na sua jornada do herói.

Seja o autor de sua própria história! Tenho certeza que aí no seu interior há um herói pronto para iniciar o processo de descoberta e superação de si mesmo.

Um abraço!!!

LP Moraes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *