Pin It

Novo coronavírus: 6 atitudes que podemos ter diante da pandemia

O novo coronavírus chegou e mudou a rotina de um mundo inteiro. Pessoas presas dentro de suas próprias casas em isolamento social, a fim de conter a propagação desse vírus que tem feito vítimas por todo canto.

Já não bastasse o medo do vírus em si, há também a incerteza de tudo o que virá daqui para frente. Como ficará a nossa vida econômica, social e familiar nos próximos meses? Será que perderei meu emprego por conta de tudo isso que vem acontecendo? E se eu cair doente, quem cuidará dos meus filhos? Meus pais tem todas as características do grupo de risco!

Essas são perguntas que a maioria das pessoas se fazem depois que o novo coronavírus bateu a nossa porta.

Sem contar o pânico que se instalou com o medo do racionamento de comida, com a falta de materiais de higiene e prevenção de contaminação, como álcool em gel e máscaras.

Uma coisa é certa: o momento atual nos convida a reflexão e a uma mudança de atitude diante de um cenário que nos foi exposto goela abaixo.

O novo coronavírus trouxe a tona a necessidade da gente trabalhar potenciais internos que certamente nos farão sair melhor dessa do que quando nós entramos.

Só depende de nós, muito mais do que uma guerra externa contra o vírus, virar a mesa em nosso interior, e agir de forma totalmente diferente.

E muito mais que isso: que essa nova possibilidade de enxergar o mundo, venha para ficar e se torne a nossa conduta de vida de agora em diante.

E nesse artigo eu quero te falar um pouco sobre 6 atitudes que você pode ter diante dessa pandemia e que vão te fazer passar por essa, te trazendo um grande crescimento interior.

 

Vamos lá:

Conteúdo

Tenha paciência

Paciência que tudo passa - Novo coronavírus: 6 atitudes que podemos ter diante da pandemia

Sabemos que estamos agora em uma época de tensão. A ficha de cada um de nós cai de uma maneira diferente.

Paciência nesse momento é de extrema importância. Perceba que depois que o novo coronavírus chegou, você tem inúmeros motivos para exercitar a paciência.

Você tem que ser paciente dentro da sua casa, para não “enlouquecer” com todos os outros confinados da sua família nesse período de quarentena.

Você tem que ser paciente consigo mesmo, compreendendo o seu impulso em sair do isolamento social, seja lá por qual motivo for.

Você precisa ter paciência para enfrentar filas intermináveis em estacionamento de supermercados, já que nos estabelecimentos entrará poucas pessoas de cada vez.

Mais paciência ainda com os funcionários do supermercado que estão arriscando sua saúde para te atender da melhor forma possível, mesmo cansados e com medo de contrair o Covid-19 no contato social.

Até nas redes sociais você tem que se conter, e não entrar na vibe da confusão que divergências de opiniões sem respeito mútuo provocam.

E acima de tudo: esse momento vai passar. Tudo é cíclico, nada é permanente. Seja paciente!

Seja generoso

Faça sua parte na pandemia 768x576 - Novo coronavírus: 6 atitudes que podemos ter diante da pandemia

Apesar do isolamento social, as pessoas que não são do grupo de risco em contrair o novo coronavírus, podem em caso de necessidade, sair para fazer as compras da casa. 

E que tal aproveitar para ajudar a quem não pode fazer o mesmo?

Ofereça para ir às compras para aquele seu vizinho impossibilitado, que tem mais de sessenta anos, ou comorbidades que podem se complicar se eles contraírem o Covid-19.

Faça as compras para seus pais e avós, mas lembre-se dos hábitos de higiene! Doe seu tempo durante esse período e ligue para aquelas pessoas que você sabe que são ansiosas ou tem síndrome do Pânico e tente acalma-las.

Não saia como um louco(a) pelos supermercados e farmácias fazendo estoque desnecessário de comida e álcool em gel. Seja generoso, o outro também precisa comer e se proteger.

Em pandemias, se você se proteger e o outro não de nada adianta. Você será contaminado também.

Seja generoso até não indo visitar seus pais e amigos! É sinal de que você está pensando no bem estar deles. Você está colocando o amor em ação.

Cada um se doando em favor do outro, na medida das suas possibilidades, tudo caminhará para um desfecho favorável.

Parta para a ação

Hábitos para se evitar o novo coronavírus 768x511 - Novo coronavírus: 6 atitudes que podemos ter diante da pandemia

Aproveite o momento em casa junto com a família, e aproveite para organizar tudo. Separe roupas e calçados que vocês não usam mais e destinem a doação. Saiba como organizar a sua casa de maneira satisfatória CLICANDO AQUI.

Nesse momento em que estamos todos reunidos em nossas casas, essa é uma ótima oportunidade para a reaproximação familiar, das brincadeiras coletivas e o estreitamento do amor.

Faça aqueles pratos gostosos que há muito tempo você tinha vontade e que não saiam dos livros de receitas.

Agora mais do que nunca aprimore os hábitos de higiene, ensine seus filhos a praticarem esses hábitos.

Enfim, aproveite seu tempo e dê a ele uma utilidade inteligente, não deixando espaço para que o tédio e o foco no lado negativo predomine. 

Esse é o momento de sermos parte da solução. Dentro do nosso pequeno espaço e naquilo que nos compete, podemos ter atitudes que fazem a diferença no combate do novo coronavírus.

Demonstre seus valores morais

Covid 19 e a Ética 768x543 - Novo coronavírus: 6 atitudes que podemos ter diante da pandemia

Uma cena corriqueira nos últimos dias têm sido pessoas se atropelando, querendo ter a preferência em todos os lugares depois que o medo se instalou devido ao novo coronavírus.

Em muitos comércios que ainda estão autorizados seu funcionamento, pessoas se aglomeram indo contra as recomendações.

Isso tudo porque? Porque querem ser a primeira a adquirir a máscara, ou álcool em gel. Ou então furar as filas de drive thru durante a vacinação contra gripe em idosos.

E olha que interessante: geralmente pessoas mais novas levando seus pais sem sequer pensar nos idosos que estão nos carros de trás.

Demonstrar os valores morais, ou ter ética, é fazer o que é certo. Mesmo que o certo em um primeiro momento não te traga benefícios. 

Você pode escolher qual conduta ter. Eu decidi não contribuir para mais caos nesse momento. 

Apesar de todo medo, toda divergência de opiniões, se fica em casa, se sai de casa, tenho certeza de que há um denominador comum a ser alcançado. 

Esse estado só é atingido se todos nós deixarmos aflorar o que há de melhor em nosso interior.

E tenha certeza de que onde há atitudes egoístas não há permissão de afloramento do genuíno comportamento ético.

Novo coronavírus o que ele quer te ensinar?

Covid 19 tempo de reflexão 768x508 - Novo coronavírus: 6 atitudes que podemos ter diante da pandemia

O momento de pandemia que estamos vivendo certamente nos leva a reflexão.

Perceba como nossas rotinas mudaram em tão pouco tempo. Estamos confinados em nossas casas. Muitas pessoas já começaram a perder seus empregos.

Apesar de vírus sempre existirem, algo invisível a olho nú, parece que só agora estamos nos importando.

Eu não tenho dúvidas de que o cenário atual é um ponto de mutação em nossas consciências. Devemos ter atenção plena e começar a receber os insights necessários para uma mudança.

Começar a perceber o que tudo isso quer nos dizer. Será que já não passou da hora de sermos um novo modelo de sociedade? De pensar mais no outro e nas suas necessidades?

Será que não devemos aproveitar nossos momentos ao lado dos nossos familiares e realmente estarmos juntos, com atenção? Cada momento vivido é único. Faça desses momentos oportunidade para mostrar o melhor de si, para que você não venha se arrepender depois.

Agir com sabedoria

Novo coronavírus agir com sabedoria 768x459 - Novo coronavírus: 6 atitudes que podemos ter diante da pandemia

Uma atitude que adotei perante toda essa situação é filtrar bastante tudo o que vejo, o que ouço e tudo o que chega até mim relacionado ao novo coronavírus.

Temos a inteligência necessária para isso portanto cabe a nós saber ao que darmos importância.

Vamos ter o discernimento necessário para saber identificar as fake news, e controlar o impulso de compartilhar esse tipo de informação.

Vamos fazer das recomendações básicas de higiene, algo que já deveríamos estar fazendo mesmo sem pandemia, uma rotina.

Vamos criar causas favoráveis para que os efeitos também o sejam.

Importante também é identificar o que é possível ser feito, aquilo que está sob nosso controle e permanecer nessa zona no qual é possível a nossa contribuição. Isso é agir com sabedoria.

 

Coisas que estão sob nosso controle:

 

  • Selecionar os tipos de notícias que lemos, assistimos e ouvimos
  • Compartilhar ou não determinados tipos de informação
  • Manter os hábitos de higiene
  • Fazer a nossa parte na divulgação desses hábitos
  • Se oferecer para fazer compras ao pessoal do grupo de risco
  • Agir com paciência
  • Controlar nossos impulsos egoístas
  • Praticar atividades que atenuem a sensação de medo (exercícios respiratórios são ótimos para isso)

Concluindo

Equilíbrio em época de Coronavírus 768x512 - Novo coronavírus: 6 atitudes que podemos ter diante da pandemia

Quando essa fase passar, que a gente possa estar melhores interiormente do que quando ela começou.

Que a gente seja mais humano, menos egoísta, e não fique vivendo entre passado e futuro. Que a gente possa viver o presente, à medida que as coisas vão acontecendo.

Que a gente saiba respeitar todas as opiniões, que por sinal são muito divergentes nesse momento, e ao invés de rebater e entrar em conflitos, a gente consiga encontrar um denominador comum.

Que a empatia se faça presente, e que sejamos capazes de nos colocarmos no lugar do empregado, do empregador, das pessoas que estão se arriscando, dos idosos.

Eu desejo que esse tal de novo coronavírus não seja o algoz da nossa história, e sim um instrutor que veio para nos mostrar que sempre é tempo de olhar para dentro. Porque somente assim vamos conseguir olhar com melhores olhos para as coisas de fora.

Que possamos considerar daqui para frente, a adoção de uma forma mais minimalista de viver e assim descomplicar a parte prática de nossa vida.

É chegada a hora de buscarmos saídas, sem opiniões rasas e extremas que não trazem solução alguma. Quanto mais próximo do caminho do meio, mais perto estaremos de passar por tudo isso mais fortes e com o mínimo de dano possível.

Conte pra gente aí nos comentários como está sendo a sua experiência nessa época tão confusa de nossas vidas. O que você tem aprendido com toda essa situação? 

Até a próxima,

Abraços

LP Moraes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *